Convenções Coletivas de Trabalho

A convenção coletiva de trabalho é um dos principais instrumentos que a categoria tem para manter e conquistar mais direitos.

 

É nela que estão direitos como salário, reajuste, quebra de caixa, hora extra, uniforme entre tantos outros.

 

A convenção coletiva é negociada pelos sindicatos dos empregados e dos patrões e assinada quando as partes chegam a um acordo. Atualmente em Florianópolis existem 8 sindicatos patronais na área do comércio. Assim, o nosso Sindicato negocia oito convenções coletivas que envolvem os seguintes segmentos do comércio: lojas, supermercados, estacionamentos, comércio atacadista, óticos, concessionários, farmácias e comércio varejista de peças. A negociação se dá sempre na data base que é 1º de setembro, com exceção dos supermercados que é em 1º de outubro.

 

Entre os trabalhos que o Sindicato faz, sem dúvida, um dos mais importantes é a negociação da convenção coletiva de trabalho, porque através dela os empregados tem os direitos estabelecidos e o cumprimento dos mesmos é obrigatório, haja vista que a convenção coletiva tem força de lei.
vista aérea do centro de Florianópolis com Morro da Cruz ao Fundo

Acesse as Convenções

Informações importantes para acessar as Convenções Coletivas

Nesta página estão disponibilizadas as convenções coletivas assinadas pelo Sindicato. Para acessar qualquer uma delas, você deve observar os seguintes procedimentos:

 

  • a empresa deve estar cadastrada no programa do Sindicato;
  • criar um login e uma senha;
  • escolher a convenção que deseja imprimir.  Após é só seguir os procedimentos que estão disponíveis no próprio site;

 

Em caso de dúvida, favor fazer contato através do formulário abaixo
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.