CUT-SC e centrais fazem ato simbólico por “Fora, Bolsonaro” em Florianópolis

Com faixas, cartazes e bandeiras, os participantes pediram “Fora, Bolsonaro” e explicaram para quem passava as razões pelas quais defendem o impeachment do atual presidente.

Mesmo em meio à pandemia, as centrais sindicais em Santa Catarina não deixaram de ir às ruas para defender a vida, o emprego e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Usando máscaras e mantendo o distanciamento recomendado pelos especialistas de saúde, cerca de 40 dirigentes sindicais da CUT, CTB, CSP Conlutas e Intersindical, representantes de diversas categorias de trabalhadores, realizaram um ato simbólico na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, em frente à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Com faixas, cartazes e bandeiras, os participantes pediram “Fora, Bolsonaro” e explicaram para quem passava as razões pelas quais defendem o impeachment do atual presidente. Durante as falas, os representantes dos trabalhadores reforçaram a importância do isolamento social para proteger a vida.

blank

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, lembrou que quase ao mesmo tempo em que acontecia o ato em Florianópolis, em Brasília mais de 400 entidades e partidos políticos estavam entregando o primeiro pedido de impeachment coletivo de Bolsonaro na Câmara dos Deputados “As centrais sindicais estão aqui reunidas porque defendem a vida, o emprego, a saúde e a educação, tudo que esse presidente é contrário, e por isso pedimos fora, Bolsonaro”.

Ronald dos Santos, da CTB, falou que 21 de maio ficará marcado na história como o dia que o povo se uniu para dizer não à morte e ao genocídio “Este ato simbólico, reunindo as centrais sindicais, é pra dizer para o Brasil que em Santa Catarina os trabalhadores também estão unidos em defesa da vida, do trabalho, da renda e do povo “.

Edileuza Fortuna, da Intersindical, falou sobre a situação dos trabalhadores em saúde “O Brasil lidera o número de mortes de profissionais de saúde, essa é uma realidade triste que a gente não quer que se agrave. Por isso, estamos aqui neste ato simbólico, em defesa da vida e pela saída deste genocida do governo”.

Mariah Madeira, da CSP Conlutas, lembrou que o Brasil é terceiro país no mundo com o maior número de casos confirmados da doença, enquanto Bolsonaro continua ignorando a gravidade do vírus, e alertou para a situação no estado “É preciso lembrar na frente da ALESC, que Santa Catarina será o próximo epicentro do COVID-19. Isso significa dizer que nós precisamos urgentemente parar Santa Catarina. Ao mesmo tempo que as pessoas estão morrendo no país, os grandes governantes só querem dar dinheiro para os banqueiros”.

blankblank 

O ato contou ainda com a participação de dirigentes de sindicatos CUTistas de diversas categorias de trabalhadores da Grande Florianópolis, como comerciários, bancários, servidores municipais e estaduais e psicólogos.

Para encerrar o ato e prestar solidariedade às milhares de vítimas do COVID-19, rosas e uma cruz foram colocadas em frente à ALESC.

Fonte: https://sc.cut.org.br/noticias/cut-sc-e-centrais-fazem-ato-simbolico-por-fora-bolsonaro-em-florianopolis-89d2