Vale Gás começa a ser pago nesta terça. Confira quem tem direito

Projeto do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e coautoria de outros parlamentares petistas estabelece que os beneficiários terão direito a um desconto de 50% no preço médio do botijão de 13 kg, a cada dois meses.

Começa a ser pago hoje o vale gás no valor de R$ 52,00, correspondente a 50% do valor médio de um botijão de 13 quilos. Terão direito ao benefício famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único dos programas sociais do governo federal) com renda familiar mensal, per capita, menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606). Também podem ter acesso ao vale-gás famílias que tenham entre seus membros residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segundo estimativas, até 21 milhões de famílias serão atendidas com o vale-gás. Pela lei, o programa terá duração de 5 anos, com previsão de pagamento de 30 parcelas.

O projeto de lei do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e coautoria de outros parlamentares petistas, aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pela presidência da República, em novembro do ano passado, estabelece que os beneficiários terão direito ao desconto a cada dois meses.

Mulheres têm preferência

O auxílio será concedido preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Outra preferência de pagamento será para a mulher responsável pela família, na forma do regulamento.

Confira o calendário de pagamento

Segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), nesta terça (18), começam a receber os beneficiários com NIS  com término em 1. Em 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem tem NIS terminado em 0.

NIS Final /  Data de pagamento

1- 18 de janeiro
2- 19 de janeiro
3- 20 de janeiro
4- 21 de janeiro
5- 24 de janeiro
6- 25 de janeiro
7- 26 de janeiro
8- 27 de janeiro
9- 28 de janeiro
0- 31 de janeiro

Como receber

Quem já recebe o Auxílio Brasil poderá utilizar as mesmas senhas para  o vale gás. O beneficiário pode consultar a disponibilidade do benefício pelos aplicativos do Auxílio Brasil, pelo CAIXA Tem ou por meio do telefone 111.

Com informações do PT na Câmara

Fonte: https://www.cut.org.br/noticias/vale-gas-comeca-a-ser-pago-nesta-terca-confira-quem-tem-direito-f8d0

Compartilhe: