Política de Privacidade

Atualizado em 07 de abril de 2022.

 

Nós, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis, temos uma grande preocupação com a privacidade de nossos clientes e usuários do nosso site.

Neste documento disponibilizamos detalhes sobre a maneira como coletamos, processamos, armazenamos e tratamos as informações pessoais de nossos associados, voluntários e usuários do nosso site. Esta Política de Privacidade é aplicável a todos os associados do Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis e a todos os usuários do nosso site https://secfloripa.org.br/

Fique à vontade para entrar em contato conosco e obter mais informações sobre ela.

Antes de começar, é importante esclarecer que este documento utiliza os termos:

  • “usuário” – para se referir às pessoas (cliente ou mero espectador) que acessam e navegam neste site e, de alguma forma, interagem com os conteúdos aqui disponibilizados;
  • “cliente” – para se referir a quem, além de acessar o site, também possui uma relação contratual com o Sindicato;
  • “você”, “seu” ou “sua” – para se referir tanto aos usuários como também aos clientes;
  • “nós” – para se referir ao Sindicato.

 

  1. COMO OBTEMOS DADOS PESSOAIS

O nosso Sindicato irá coletar dados pessoais sempre que você:

  • acessar e navegar em nosso site e interagir conosco por intermédio dele;
  • fazer contato por nossos canais de atendimento (telefone, e-mail ou preenchimento dos formulários disponíveis em nosso site);

 

  1. QUAIS DADOS PESSOAIS COLETAMOS

O tipo de dados pessoais que coletamos depende de como você ou a sua empresa interage conosco: se acessa o nosso site para simples navegação ou se você se torna um associado ou contribuinte do nosso Sindicato.

Mas, em geral, os dados que coletamos são:

  • Identificação de pessoa física, como nome, sobrenome, CPF, RG, endereço postal, endereço de e-mail, número de telefone e outros tipos semelhantes de dados de contato da pessoa física que mantém contato conosco;
  • Identificação de pessoa jurídica, como nome empresarial e nome fantasia, CNPJ, endereço postal, endereço de e-mail, número de telefone, website e links das mídias sociais;
  • Informações profissionais da pessoa física, como ocupação, cargos ocupados, setor de atuação;
  • Informações fornecidas sobre a navegação por meio de dispositivos móveis, como geolocalização, endereço de IP, rastreamento de site, modelo do dispositivo, sistema operacional e idioma de preferência;

 

  1. POR QUE COLETAMOS DADOS PESSOAIS

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis coleta e trata dados pessoais em quatro hipóteses autorizadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD):

  • mediante o consentimento do titular dos dados pessoais – sempre que houver a possibilidade de você optar ou não pela coleta dos seus dados pessoais, o nosso Sindicato irá pedir a sua autorização para que isso aconteça.
  • para executar o contrato – utilizamos a base legal de execução de contratos para os processos relacionados com a prestação dos nossos serviços.
  • para cumprir com obrigação legal ou regulatória – essa base legal é utilizada para atender a determinações ou exigências legais e prestar contas aos órgãos fiscalizadores da atividade que realizamos, como Receita Federal, Ministério de Justiça, Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Câmara de Vereadores de Florianópolis, entre outros;
  • para garantir o exercício regular de direitos – essa é a base legal que garante a defesa de nosso Sindicato em relação a processos judiciais, administrativos ou arbitrais em que, porventura, viemos a nos tornar partes.

 

  1. COMO UTILIZAMOS OS DADOS PESSOAIS COLETADOS (FINALIDADE)

O nosso Sindicato utiliza os seus dados pessoais para oferecer os melhores serviços. Todos esses dados são tratados como confidenciais e utilizados somente para os fins abaixo descritos:

  1. a) Dados coletados a partir do acesso e navegação em nosso site

O simples acesso ao nosso site pode ativar os chamados cookies. O uso de cookies permite que o site consiga fornecer as funcionalidades básicas, melhorar sua performance e oferecer uma experiência web mais personalizada ao usuário.

Para que isso seja possível, os cookies precisam coletar informações técnicas e de navegação que rastreiam a trajetória do usuário dentro da página, as suas preferências, o tempo que permaneceu conectado e quais áreas visitou.

Essas informações serão utilizadas pela nossa empresa com as seguintes finalidades:

  • facilitar a navegação em nosso site;
  • mensurar a audiência do nosso site;
  • aperfeiçoar e personalizar a experiência do usuário em nosso site, considerando suas preferências;
  • promover estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e perfis comportamentais no uso do nosso site;
  • direcionar conteúdos adaptados aos interesses do usuário, como notícias, pesquisa, e relatórios;
  • aprimorar os serviços prestados e criar novas oportunidades de apresentar a Associação e as causas que apoiamos.
  1. b) Dados coletados a partir dos contatos feitos com o Sindicato

Se você entrar em contato com o nosso Sindicato, seja por telefone, por e-mail ou pelos formulários do site, e independente do motivo, os dados que, porventura, sejam repassados serão utilizados para os seguintes propósitos:

  • oferecer uma resposta ao contato feito por você, que pode envolver a o repasse de informações e o esclarecimento de dúvidas;
  • oportunizar a sua participação como contribuinte do Sindicato;
  • efetivar sua inscrição como Associado;
  1. c) Dados coletados a partir da inclusão como associados do Sindicato

Quando você se associa ao Sindicato , alguns dados pessoais, da empresa onde você trabalha invariavelmente terão que ser repassados a nós.

Esses dados serão utilizados para as seguintes finalidades:

  • desenvolver nossos serviços, de forma a aprimorar a execução das atividades prestadas;
  • realizar a gestão contábil e financeira;
  • garantir o exercício regular dos direitos do Sindicato, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
  • cumprir com obrigação legal ou regulatória;

 

  1. COOKIES E TECNOLOGIAS SEMELHANTES

Cookies são pequenos arquivos de dados que são colocados no seu computador ou em outros dispositivos (como ‘smartphones’ ou ‘tablets’) enquanto você navega no sítio eletrônico.

Utilizamos cookies, pixels e outras tecnologias (coletivamente chamados de “cookies”) para reconhecer seu navegador ou dispositivo, aprender mais sobre seus interesses, fornecer recursos e serviços essenciais.

Se você bloquear ou rejeitar nossos cookies, pode não ter acesso a alguns itens do nosso sítio eletrônico.

Clique em ‘Ajuda’, nas configurações do seu navegador, para saber como impedir de aceitar cookies e para ser notificado quando receber novos; para ver quando eles expiram e para desativá-los.

Você também pode selecionar quais os cookies utilizados por nosso site e desativar nas Configurações de Cookies.

 

  1. QUEM TEM ACESSO AOS DADOS COLETADOS

O Sindicato não participa de qualquer prática de venda ou troca de dados pessoais com terceiros que venham a envolver nossos usuários, associados, contribuintes e clientes. Também não divulga dados pessoais em pesquisas e apresentações públicas, que possam vir a identificar qualquer pessoa física ou jurídica.

Todos os dados pessoais que coletamos são retidos em nosso Sindicato para cumprir especificamente os propósitos administrativos internos citados no item 4.

Porém, alguns desses dados pessoais podem ser compartilhados com terceiros para expandir a nossa comunicação com você, para observar as leis e regulamentações aplicáveis, para proteger nossos direitos e para atender ordens judiciais. Esse compartilhamento ocorre sempre dentro dos limites autorizados em lei.

Neste sentido, os dados pessoais poderão ser compartilhados com:

  • empresas e organizações não governamentais parceiras e prestadores de serviços, constituídos ou atuantes em qualquer país, que nos auxiliam a prestar nossos serviços e aprimorar o desenvolvimento das nossas atividades;
  • empresas parceiras de informática e de tecnologia da informação que fornecem ferramentas e nos auxiliam com as soluções tecnológicas do nosso site;
  • empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional que são necessárias para a realização das nossas atividades, como intermediadoras de pagamento e provedores de serviço de armazenamento de informações;
  • órgãos públicos, agências reguladoras ou, ainda, terceiros que devem receber os dados em virtude de lei ou regulamento que somos obrigados a seguir.
  • o Poder Judiciário e as partes envolvidas em eventual conflito e ação judicial.
  • Autoridades e órgãos reguladores

Sempre que compartilhamos com terceiros os dados pessoais de nossos clientes e usuários, tomamos medidas de segurança contratualmente estabelecidas para que sejam adotados mecanismos de proteção dos dados pessoais adequados à legislação e aceitos por nós.

 

  1. COMO PROTEGEMOS OS DADOS COLETADOS

Enquanto você for nosso associado, contribuinte ou usuário do nosso site, os seus dados pessoais serão mantidos em ambiente seguro e controlado. Levamos a segurança dos dados pessoais a sério e, para isso, adotamos todas as medidas possíveis para preservar a privacidade e manter a confidencialidade dessas informações.

Algumas das medidas de precaução que tomamos são:

  • uso de servidores ou meios magnéticos de alta segurança;
  • utilização de métodos-padrão e de mercado para criptografar e anonimizar os dados coletados;
  • proteção contra acesso não autorizado a seus sistemas.

Ao mesmo tempo, porém, vale ressaltar que nenhum site, software ou aplicativo é totalmente seguro. Por isso, não podemos oferecer 100% de garantia de que as nossas medidas de proteção estarão sempre livre de acessos não autorizados ou de métodos desenvolvidos para subverter os sistemas de segurança e obter informações de forma indevida.

Caso isso aconteça, de forma a ultrapassar os limites de todas as medidas de segurança oferecida por nós, não poderemos responder por eventuais prejuízos que essa situação possa vir a causar.

Desta forma, incentivamos aos nossos usuários, associados e contribuintes a também tomarem medidas apropriadas para se protegerem.

De nossa parte, podemos garantir que todos aqueles que, de uma forma ou outra, possuem acesso aos dados pessoais retidos em nosso Sindicato estão comprometidos a manter sigilo absoluto. A quebra desse sigilo irá acarretar responsabilidade civil e a pessoa em questão será responsabilizada nos moldes da legislação brasileira.

 

  1. POR QUANTO TEMPO MANTEMOS OS DADOS PESSOAIS ARMAZENADOS 

Os seus dados e informações poderão ficar armazenados no Sindicato por diferentes períodos, dependendo da relação que você manteve conosco.

  1. a) Se você é Associado ou Contribuinte

Iremos manter os seus dados pessoais em nossa base enquanto perdurar a relação firmada com você. Após o encerramento dessa relação, eles poderão ser mantidos pelo tempo necessário para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, preservação do exercício regular de direitos, cumprimento de obrigações legais e regulatórias e prestação de contas, desde que esse período justifique a retenção dos dados.

Uma vez cumprida a finalidade desse armazenamento, os seus dados serão eliminados de maneira segura e confidencial, seguindo as nossas políticas internas relacionadas ao descarte seguro de dados.

  1. b) Se você é cliente

Iremos manter os seus dados pessoais em nossa base enquanto perdurar a relação contratual firmada com você. Após o encerramento dessa relação, eles poderão ser mantidos pelo tempo necessário para fins de auditoria, segurança, controle de fraudes, preservação do exercício regular de direitos, cumprimento de obrigações legais e regulatórias e prestação de contas, desde que esse período justifique a retenção dos dados.

Uma vez cumprida a finalidade desse armazenamento, os seus dados serão eliminados de maneira segura e confidencial, seguindo as nossas políticas internas relacionadas ao descarte seguro de dados.

  1. c) Se você acessou e navegou em nosso site

As informações coletadas por meio dos cookies que o nosso site utiliza permanecerão ativas de forma permanente, a não ser que você desabilite as opções.

  1. d) Se você fez contato por meio dos canais de atendimento

Eventuais dados e informações que tenham sido enviados por meio de algum contato feito com a nossa empresa (seja por telefone, e-mail ou preenchimento dos formulários de nosso site) ficarão guardados em nossa base por um período de até 60 dias ou o tempo que for necessário para dar um retorno adequado à sua demanda.

 

  1. COMO PROCEDER PARA SOLICITAR A EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Com exceção dos dados pessoais que estão vinculadas às obrigações legais e regulamentares mencionadas no item 8, o usuário, associado, contribuinte e o cliente podem optar pela exclusão dos seus dados pessoais da base de nossa empresa nos seguintes casos:

  • uso de cookies: a ativação e desativação de algumas categorias de cookies podem ser feitos na página inicial do nosso site ou clicando nas Configurações de Cookies.
  • informações repassadas em nossos canais de atendimento (telefone, e-mail ou preenchimento dos formulários disponíveis em nosso site): a solicitação para excluir eventuais dados que possam ter acompanhado esse contato que você fez conosco pode ser feita pelo e-mail arrecadacao.sec@floripa.com.br.

Em todos estes casos, o Sindicato está comprometida a fazer a exclusão definitiva dos dados solicitados num prazo máximo de 7 (sete) dias. Também nos comprometemos a adotar todas as medidas de precaução, segurança e confidencialidade relacionadas a esse descarte, seguindo as nossas políticas internas relacionadas ao descarte seguro de dados.

No entanto, a exclusão das informações não inclui os dados que somos obrigados a manter para propósitos administrativos, legais ou de segurança, mencionados no item 8.

 

  1. COMO ENTRAR EM CONTATO CONOSCO

Atendimento Digital (e-mail): arrecadacao.sec@floripa.com.br.

No caso de dúvidas ou questionamentos a respeito da proteção de dados ou a esta Política de Privacidade, ou, então, para atualizar, alterar, corrigir ou eliminar qualquer informação, você poderá entrar em contato conosco da seguinte forma:

E-mail:  arrecadacao.sec@floripa.com.br.

Telefones: (048) 3224-4337 | 3224-4925 | 3224-5884 | 3223-6954

 

  1. ALTERAÇÕES DA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O Sindicato poderá alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento para adequar os processos realizados ou atender a novas exigências legais. Toda vez que isso acontecer, iremos divulgar a versão atualizada em nosso site.

Se após essa alteração, você continuar utilizando nossos serviços significa que concorda com as novas condições. Porém, você sempre poderá manifestar a sua discordância por meio dos nossos canais de atendimento, se for o caso.

Por outro lado, se as alterações resultem em práticas de coleta e tratamento de dados pessoais que dependam de autorização, iremos solicitar o seu consentimento.

 

  1. FORO

Esta Política de Privacidade será regida, interpretada e executada de acordo com a legislação brasileira, especialmente a Lei nº 13.709/2018 e independente das leis de outros estados ou países.

É competente o foro de domicílio do usuário ou cliente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.